Síntese Agro Science se destaca no Proventus Field Day com tecnologias limpas para culturas especiais 4y562u

Nos dias 16 e 17 de maio, Sorriso (MT) se tornou uma vitrine de tecnologia do agronegócio brasileiro ao sediar o Proventus Field Day. Realizado no Centro de Eventos Ari José Riedi, o encontro gratuito reuniu produtores rurais, técnicos, pesquisadores, influenciadores e empresas do setor, promovendo a troca de conhecimentos sobre os avanços das culturas especiais, como o amendoim, milho, plantas de cobertura e o Gergelim.
O evento trouxe abordagens sobre o mercado mundial de pulses; agricultura regenerativa no Cerrado; desafios para alta produtividade do gergelim; tecnologia aplicada à rastreabilidade; soluções sustentáveis para manejo de solo e fertilidade. Mediado pelo jornalista, apresentador do Canal Rural, Luiz Patroni, o cronograma de palestras contou com grandes nomes do agronegócio brasileiro, como o Marcelo Eduardo Lüders, presidente do IBRAFE, que apresentou um panorama das tendências do mercado mundial de pulses e cultivos especiais; Pablo David Rivera, CEO da Beatrice Peanuts, apresentou as perspectivas promissoras do mercado brasileiro de amendoim.
Em complemento, Willian Marcusso sócio proprietário da Síntese Agro Science, indústria pioneira e líder no desenvolvimento de tecnologia sustentáveis para culturas especiais, trazendo lançamentos tecnológicos para o manejo de pulses e gergelim, Luiz Antonio Vieira, gerente de relações institucionais da Indústrias Colombo, abordou os desafios enfrentados pela produção nacional de amendoim, especialmente aqueles relacionados à qualidade do solo e ao manejo eficaz de pragas. Já Paulo Henn, diretor da Henn Consultoria, compartilhou orientações sobre as melhores práticas no manejo da cultura do amendoim; Alex Luviseto, consultor agronômico, frisou o grande potencial do gergelim no Brasil, ressaltando a necessidade de investimento em pesquisa e capacitação técnica para atender aos padrões exigidos pelo mercado internacional. “O cultivo do gergelim é uma cultura que vem se consolidando especialmente na segunda safra, fortalecendo a competitividade da cultura no Brasil”.
A programação técnica foi enriquecida com a contribuição de Valdinei Sofiatti, da Embrapa, que enfatizou o uso responsável de herbicidas, destacando o desenvolvimento de protocolos mais produtivos e ambientalmente seguros. “É possível controlar plantas daninhas sem comprometer a saúde do solo e das culturas”, afirmou.
Entre os destaques, o gergelim ganhou protagonismo, evidenciado pelo seu potencial produtivo e papel estratégico na busca por uma agricultura mais sustentável. Referência em inovação para o campo, a empresa Síntese Agro Science, levou a Experiência Indicum que revela soluções de alta tecnologia e práticas modernas voltadas para o futuro do setor.
A Síntese Agro Science, referência em soluções sustentáveis para o agronegócio, está estrategicamente presente em várias regiões do Brasil, com 14 unidades, sendo sete delas no estado de Mato Grosso. A filosofia operacional da empresa é baseada em seu profundo compromisso com a inovação, sustentabilidade e desenvolvimento da agricultura regenerativa.
Com foco no cultivo de amendoim, feijão, arroz, mix de plantas de cobertura, milhos especiais e gergelim, o Proventus Field Day realçou as oportunidades, os desafios, as tendências e as inovações presentes na cadeia produtiva dessas culturas. O trabalho da Síntese Agro Ciência reuniu pesquisa e prática agrícola, destacando a expertise da empresa em gestão conservadora, diversificação de culturas e tecnologias de precisão.
Com uma série de resultados significativos, um marco do evento foi a consolidação de uma parceria entre a Síntese Agro Ciência, a Proventus Pesquisa Agronômica e o Instituto Agronômico de Campinas (IAC). A cooperação reforça o compromisso das instituições com a inovação, validação e disseminação de tecnologias voltadas para culturas especiais por meio do selo Renova Síntese — uma certificação que representa uma agricultura limpa, segura e ecologicamente correta.
“Essa aliança vai além de um marco estratégico para nossas empresas. Ela representa um avanço significativo para todo o setor agrícola, ao reunir ciência, pesquisa aplicada e compromisso com a redução de resíduos químicos, para aumento da segurança alimentar”, afirmou Willian Marcusso, sócio fundador e diretor de projetos da Síntese Agro Science.
Um dos idealizadores e organizadores do Field Day, Amir José Werle também destacou a relevância da parceria. Para ele, a união entre as empresas potencializa a construção de um modelo agrícola mais moderno e sustentável. “Essa parceria é um divisor de águas. Estamos conectando quem produz, quem pesquisa e quem investe em inovação para entregar soluções concretas ao campo, principalmente para as culturas especiais, que demandam tecnologia e conhecimento específico”, declarou.
Ainda sobre o gergelim, o professor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Diego Augusto Fiorese, apresentou um panorama técnico sobre plantio e colheita da cultura. “A escolha adequada do solo e o manejo hídrico eficiente são determinantes para o sucesso da lavoura. Além disso, o momento correto da colheita impacta diretamente na qualidade do grão e no teor de óleo, um dos principais atrativos comerciais”, segundo o pesquisador.
Encerrando o primeiro dia de programação, foi realizada uma mesa-redonda com o consultor sênior do Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR), Ademir Calegari, que trouxe reflexões sobre a importância da Agricultura Regenerativa como caminho estratégico para o Cerrado brasileiro. Calegari ressaltou que “as práticas regenerativas trazem vida de volta ao solo, aumentam a biodiversidade e restauram o equilíbrio ecológico. Dessa forma, as técnicas regenerativas promovem maio resiliência climática e fortalecem sua capacidade de autossustentação sem causar perdas ou comprometimento da rentabilidade."
Novas cultivares
No segundo dia do evento, os participantes foram conduzidos a um tour pelas estações de cultivo do Campo Experimental Proventus, localizado às margens da MT-242. A programação prática apresentou novas variedades de gergelim com maior resistência a pragas e melhor adaptação às condições do Cerrado. “Os testes visam aumentar a produtividade sem abrir mão da sustentabilidade ambiental, focando no valor agregado da produção”, declarou Jean Seza, representante da Arbaza.
As análises apresentadas reforçaram a importância das soluções sustentáveis e do enorme potencial dos cultivos especiais no contexto agrícola mato-grossense. As discussões evidenciaram o compromisso com uma agricultura mais produtiva, rentável e ambientalmente responsável, um legado que visa beneficiar as próximas gerações.
Compromisso com o meio ambiente
Em um momento em que sustentabilidade e inovação são prioridades no campo, a Síntese Agro Science reafirmou seu papel no desenvolvimento de tecnologias limpas e eficazes, que atendem às necessidades do produtor e respeitam o meio ambiente. “Se tratando de cultura limpa, a Síntese é fenomenal. Uma empresa que se preocupa com soluções voltadas às culturas da nossa região, sem esquecer de preservar o meio ambiente”, disse o produtor rural Valdo Peruze.
A novidade do evento foi o lançamento do CRIVO®, um maturador fisiológico natural desenvolvido especialmente para a cultura de feijões e pulses, que promove a uniformidade da maturação e facilitando a colheita. Outro produto de destaque é o SENESCER®, um desfolhante natural desenvolvido para o manejo do gergelim, que permite a desfolha das plantas sem a utilização de dessecantes químicos. "Ambas as tecnologias representam um avanço significativo para a agricultura sustentável, eliminando a necessidade de produtos químicos dessecantes e contribuindo para a segurança alimentar, ao evitar a presença de resíduos nos grãos destinados à alimentação humana e animal. O resultado são grãos de melhor qualidade, maior valor econômico e menor impacto ambiental”, explicou Marcusso.
Desenvolvida especialmente para aumentar a produtividade e sustentabilidade de pulses e gergelim, a linha Indicum dispõe de nove soluções biológicas, nutricionais e tecnológicas diversificadas que atendem a cada tipo de problema, desde condições do solo ou clima em regiões específicas até as exigências fenológicas individuais.
Um dos grandes diferenciais da linha é o entendimento da baixa adubação historicamente empregada na cultura do gergelim. Para suprir essa deficiência, a Síntese Agro Science desenvolveu o Vital, um bioinsumo à base de microrganismos solubilizadores de fósforo. A tecnologia atua aumentando a disponibilidade desse nutriente fundamental para o desenvolvimento da planta, ao mesmo tempo em que reduz a dependência de fertilizantes químicos, tornando a agricultura mais limpa e eficiente.
“Soluções completas, como as que conheci da Síntese, tornam-se essenciais para garantir a sustentabilidade econômica e ambiental das nossas produções. O Proventus Field Day deixou claro que inovação, ciência e compromisso com o manejo sustentável são essenciais para o futuro do agro não só na nossa região, mas em todo o Brasil”, declarou a produtora rural Janete Missio.
Visando a redução de perdas e maior rentabilidade, a Síntese disponibiliza também o Ceifar, um produto formulado com cola natural, desenvolvido para evitar a queda precoce das sementes das cápsulas de gergelim e também durante o dano mecânico que ocorre na colheita, por se tratar de sementes extremamente pequenas e leves – um desafio comum que impacta diretamente a rentabilidade da lavoura. “A aplicação do Ceifar, com sua base natural, proporciona a retenção das sementes nas capsulas e uma colheita com menos perdas e grãos de qualidade. Tratamos essa tecnologia como um seguro para colheita”, destacou o diretor comercial da Síntese, Carlos Augusto.
Perspectivas promissoras do gergelim
Segundo Carlos Augusto, o crescimento do cultivo de gergelim no Brasil, impulsionado pela alta demanda e por suas vantagens agronômicas, exige soluções técnicas de alto desempenho. Nesse contexto, a linha Indicum é uma grande aposta com fertilizantes minerais, bioinsumos e adjuvantes inovadores, que contribui para o desenvolvimento radicular e a sustentabilidade econômica e ambiental.
O pesquisador em Manejo de Solos e Plantas, Ademir Calegari, também elogiou a proposta apresentada pela Síntese, acentuando a importância da integração de tecnologias.
“A linha Indicum representa um avanço ao unir adjuvantes, biológicos e nutricionais voltados aos cultivos especiais como o gergelim. São produtos que favorecem não só a produtividade, mas também a saúde do solo, a biodiversidade e a qualidade ambiental. É uma resposta moderna e necessária para os desafios atuais da agricultura”.
Durante o eio pelo Campo Experimental Proventus, os visitantes puderam conhecer pesquisas em andamento das culturas, com destaque para as potencialidades e o crescimento expressivo do gergelim no Brasil, cultivares com alto teor de óleo, de até 55%, resistente a doenças e com fácil adaptação ao Cerrado.
Projeções do cenário atual
Entusiastas do agronegócio brasileiro afirmam que o gergelim é uma alternativa estratégica de diversificação de culturas, especialmente na segunda safra, ganhando espaço como uma opção viável e lucrativa. A pesquisadora da Embrapa, Nair Helena Castro, declara que o gergelim apresenta custos significativamente menores que o milho safrinha, com menor dependência de fertilizantes e defensivos agrícolas. Estudos feitos pela empresa, entre 2016 e 2023, demonstram margens de lucro mais elevadas e custos mais estáveis, mesmo diante de condições climáticas adversas. Enquanto o milho sofre com oscilações de mercado e preços baixos, o gergelim oferece maior segurança financeira ao produtor.
“A cultura do gergelim traz um diferencial que é sua excelente adaptação ao clima e solo do Cerrado. Com ciclo curto de 90 a 120 dias, o cultivo entre as safras principais aproveita as janelas ociosas de plantio. Por não ser hospedeiro de nematoides que atacam soja e milho, contribui para o controle de pragas e favorece a saúde do solo”.
Crescendo em projeção no cenário internacional, no ano de 2024, o gergelim de Mato Grosso foi responsável por 64% das exportações nacionais, com volume equivalente a R$ 1,3 bilhão. O mercado chinês absorve cerca de 1 milhão de toneladas por ano, representando uma grande oportunidade para os produtores locais.