Governo quer resposta de chineses sobre ferrovia bioceânica até Brics u4q2h

A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, afirmou que a China tem grande interesse em investir no sistema ferroviário brasileiro. De acordo com ela, os ministros dos Transportes, Renan Filho, e da Casa Civil, Rui Costa, já estão em tratativas com grupos do país asiático.
Ela revelou que o trajeto da ferrovia ará por regiões-chave do agronegócio brasileiro.
“Não há recurso público para fazer ferrovias. O Brasil precisa do investimento privado e estrangeiro. E a China também ganha com isso”, disse Tebet em participação do programa “Poder em Pauta”, da Carta Capital. “Eles estão interessados em ajudar a rasgar o Brasil por ferrovias”, declarou. A China é o maior parceiro comercial do Brasil.
No território brasileiro, a ideia é receber dinheiro para as ferrovias de Integração Centro-Oeste (Fico) e de Integração Leste-Oeste (Fiol).
Este corredor de 2,7 mil km de trilhos cortaria o Brasil horizontalmente, ando pelos estados da Bahia, Tocantins, Goiás e Mato Grosso.
O projeto faria parte de uma rota de escoamento de mercadorias que segue a oeste e termina no Porto de Chancay, no Peru — megaprojeto que contou com US$ 3,5 bilhões em investimento chinês e serve como “porta de saída” para produtos da América do Sul irem à Ásia.